sábado, 18 de outubro de 2008

FEIJOADA


A feijoada é o prato nacional do Brasil. É basicamente a mistura de feijões pretos, carne de porco e farofa. Começou como um prato português que os escravos negros modificaram: os donos de escravos davam as partes pobres do porco aos escravos e estes misturavam estas partes com feijão e farinha.

A feijoada está diretamente ligada à presença do negro em terras brasileiras. Resultado da fusão de costumes alimentares europeus e a criatividade do escravo africano, a feijoada é o simbolo da culinária nacional.

Esta fusão teve origem na época do descobrimento do ouro na Capitania de São Vicente/SP, na virada do século XVII. 0 inicio da mineração no Brasil levou à criação de novas capitanias e modificou sensivelmente a economia brasileira. A partir dai incentivou-se o uso da moeda nas trocas comerciais, antes baseadas em produtos como o cacau e o algodão e fez crescer a necessidade de mão-de obra escrava, intensificando o tráfico de negros africanos e, como conseqüência, sua influência em nossos hábitos alimentares.

Nas regiões das minas de ouro (Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso), como o escravo ficava totalmente absorvido pela busca do ouro e dos diamantes, e sem disponibilidade para cuidar de sua própria comida, os mantimentos vinham de outras regiões (litoral paulista e carioca) carregados nos lombos dos animais, dai a origem do não menos famoso 'Feijão tropeiro', indicando a forte apreciação nacional pelos pratos feitos à base de feijão.

Naquela época, a refeição dos escravos de Diamantina era composta basicamente de fubá de milho, feijão e sal. Assim, o feijão misturado corn farinha de mandioca ou fubá grosso de milho, antes de ser servido, virou prato tradicional naquela época.

Pouco depois, acrescentou-se a este prato a carne, fundindo o apreciado cozido português, prato corn diversos tipos de carne e legumes, cozidos todos juntos, com o já adotado feijão, toucinho e farinha. Estava feita a feijoada.

Hoje, à feijoada, constituida de feijão preto cozido sobretudo com partes do porco (orelhas, rabo, pés etc.) acrescenta-se como acompanhamento a couve refogada corn alho, o arroz branco, a farofa de farinha de mandioca e o molho de pimenta.

INSTITUTO GASTRONÔMICO BRASILEIRO


Receita de Feijoada

Ingredientes

 

·         1 Kg de feijão preto

·         100 g de carne seca

·         70 g de orelha de porco

·         70 g de rabo de porco

·         70 g de pé de porco

·         100 g de costelinha de porco

·         50 g de lombo de porco

·         100 g de paio

·         150 g de lingüiça portuguesa

 

Tempero:

 

·         2 cebolas grandes ppicadinhas

·         1 maço de cebolinha verde picadinha

·         3 folhas de louro

·         6 dentes de alho

·         Pimenta do reino a gosto

·         2 laranjas

·         40 ml de de pingaSal se precisar

·         1 talo de salsão

·                                   PreparoModo de Preparo

1.        Coloque as carnes de molho por 36 horas ou mais, vá trocando a água várias vezes, se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas frias

2.        Coloque para cozinhar passo a passo: as carnes duras, em seguida as carnes moles

3.        Quando estiver mole coloque o feijão, e retire as carnes

4.        Finalmente tempere o feijão

Acompanhamentos

1.        Couve, arroz branco, laranja, bistecas, farofa, quibebe de abóbora, baião de dois, bacon, torresmo, lingüicinha e caldinho temperado - copinhos

4 comentários:

Unknown disse...

Muitíssimo bem explicado gostei

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom!!

Unknown disse...

Não li tudo mais so pelos comentarios eu gostei